SPFW VERÃO 2014/2015 | REVIEW

Por Rebeca Kroker

Sabe o que é o mais legal quando você começa a acompanhar de perto os desfiles da SPFW ou do Fashion Rio (ou de qualquer outra semana de moda nacional e internacional que seja)? Você passa a se interessar menos pelas tendências e mais pelo estilista, por suas peças e marcas em questão. Observar e absorver tendências se torna apenas a conseqüência de um hábito adquirido por pura curiosidade e paixão.

As tendências do Verão virão. Serão muito bem exploradas aqui pelo blog, pelas revistas e sites especializados, então por hora vamos falar de marcas, estilistas, moda e desfiles, alright?

Na temporada passada, no SPFW, tinha rolado muita criatividade, referências das arábias (incluindo aquele desfile do Mil e Uma Noites da Cavalera e o outro que foi na Avenida Paulista do Fause Haten) e muito esporte (sendo um deles, o da Osklen, dedicado 100% ao futebol do Brasil, mas de um jeito para lá de elegante e fresh).

Nessa temporada, falando em estilistas… Gosto de pensar no Fause Haten como um artista (até ator ele é lá em SP agora), porque essa teatralidade dele faz surgirem experiências de desfile bem diferentes do comum. O desfile dele dessa vez teve um backstage mínimo, já que o próprio ato de vestir as modelos foi feito DURANTE o espetáculo. Pense em muitas cores, trabalho artsy mesmo e peças cheias de detalhes vestindo as tops ao som do piano e até umas notinhas tocadas pelo próprio Fause. Pois é, ficou emocionante.

Outro estilista que emociona e cuja marca leva o próprio nome é Alexandre Herchcovitch. Usando Marilyn Monroe como inspiração para seu desfile, ele conseguiu dispor de elementos como brilho, laçarotes e “cores-Marilyn” sem ser óbvio. O resultado? Peças bem acabadas, opções incríveis para aqueles dias que terminam com uma chuva de verão e vontade de investir melhor no nosso guarda-roupa.

Precisamos falar também da Animale, que tem andado por trilhas da exuberância e feminilidade sem apelar aos clichês do sensual. Apostando em formas mais soltas e leves, ao buscar referências em Recife e na Amazônia pela estilista da marca, a Priscila Darollt, conseguiu traduzir rendas e brocados essencialmente brasileiros em couros vazados como se fossem as próprias rendas. Com um time de tops de arrebentar, um styling incrível (feito pela Yasmine Sterea, editora da Vogue), só tenho uma palavra: Fantastic.

Coleção que mistura sonho com a mulher de verdade – com delicadeza e constância – foi o efeito obtido por Paula Raia. Com um desfile realizado em sua própria casa, uma cartela de cores mais neutras com uma intensidade deixada por conta da diversificação de tecidos e texturas intercaladas em camadas nos vestidos mais elaborados, a esperança é que vejamos esse clima inundar nossos eventos e comemorações em datas festivas e casamentos para o próximo verão.

O destaque da SPFW vai para Giuliana Romanno. Uma porque é sempre bom ver novidade, ainda mais na moda. Outra porque a coleção tem peças inteligentes, construídas para uma mulher que pode tanto ter o biótipo ampulheta (com medidas bastante proporcionais e cinturinha fina), quanto o biótipo triângulo invertido (que é quando a largura dos ombros ultrapassa a largura dos quadris). Do branco ao preto, do pink ao nude, a referência da cidade de Paraty como inspiração é bastante sutil e a volta da alça fina se concretiza look após look expressando a objetividade e versatilidade da estilista.

Palmas ainda para a Osklen (lindas as sobreposições no clima tropical chic da coleção), para Samuel Cirnansck (um quê de Elie Saab – mestre da alta costura internacional – em peças etéreas e fortes), para Pedro Lourenço (com sua ousadia ao satisfazer a mulher high tech), para a Têca por Helô Rocha (grafismos que lembram Pucci e tem lugar garantido nos must haves da próxima estação) e para Wagner Kallieno (absolutamente fantástico nos bordados e no festa contemporâneo).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por hora é isso, amigas! Aguardem o Review do Fashion Rio e até a próxima. Muá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s