A origem da cor ‘Azul Klein’ – Por Mondo Moda

Considerado um dos artistas mais importantes da arte européia pós Segunda Guerra Mundial, ele liderou o movimento francês ‘Nouveau réalisme’, criado por Pierre Restany, em 1960. Ele foi classificado como neodadaísta, embora outros críticos discordassem, como Thomas McEvilley, em um ensaio publicado pela revista Artforum em 1982, que o classificou como um precursor da arte minimalista, assim como da Pop Art.
Muitas de suas primeiras pinturas eram monocromáticas. Ao final da década de 1950 seus trabalhos monocromáticos tornaram-se quase exclusivamente produzidos em um matiz azul intenso (remanescente do lapis lazuli usado nas pinturas do robes dos quadros medievais das Madonna) que ele patenteou como International Klein Blue (IKB, =PB29, =CI 77007), embora a cor jamais tenha sido produzida comercialmente. Esta cor foi utilizada na exposição Proposte Monochrome, Epoca Blu, na Galeria Apollinaire, em Milão, em janeiro de 1957. Depois, a exposição viajou para Paris, Düsseldorf, Londres e chegou em Paris, na Galeria Iris Clert, em maio de 1957, onde se tornou um happening. Na vernissage, o espaço foi decorado com 1001 balões azuis. Paralelamente às pinturas convencionais, em diversos trabalhos Klein utilizou-se de modelos nuas cobertas com tinta azul que se moviam sobre telas para formar a imagem, utilizando-as como “pincéis vivos”. Este tipo de trabalho ele denominou de “Antropometria”. Outras pinturas com este método de produção incluem “gravações” de chuva que Klein realizou dirigindo na chuva a mais de 100 km/h com uma tela atada no teto de seu carro, e telas com formas provocadas por sua queima com jatos de fogo.
Algumas vezes a criação de suas pinturas se transformava num happening, como um evento em 1960 com uma platéia vestida a rigor observando modelos realizarem suas tarefas enquanto um grupo de músicos executavam “A Sinfonia Monotônica” de Klein, de 1949, que consistia de uma única nota.
Anúncios

Um comentário sobre “A origem da cor ‘Azul Klein’ – Por Mondo Moda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s