O que voce não sabia sobre nossa amiga: Chia

Oi gurias, estava olhando para semente de Chia e pensei comigo: Tá eu sei que faz bem, que faz perder a barriga, vira um gel, ótimo para o intestino, até ai tudo bem. Mas, de onde vem essa sementinha mágica????

Fui atrás para a gente saber mais, ela é de origem Mexicana conhecida como semente dos deuses, e,  da região da Guatemala, ela é conhecida pela semente da Força, porque antigamente os guerreiros da civilizações Astecas usavam antes de ir para guerra, comiam em media uma colher  e passavam o dia inteiro com força, não sentiam fome, sustentava o dia inteiro. Também é conhecida como uma Ração de Guerreiros! Devido a incrível mucilagem que contém, a semente de Chia absorve água 12 x o seu peso  dando a sensação de saciedade quando consumida  molhada, ela contém cálcio, magnésio, potássio, proteína e Omega 3. Também é rica em Antioxidantes e diminui a Acidez Estomacal.
Estava presente nos altares das cerimonias religiosas, para os deuses Astecas e Maias e era comercializada como moeda pois valia muito naquela época, por isso foi perdendo o seu valor quando houve uma decadência no seu cultivo no século XVI,  após a chegada de Cristóvão Colombo. Muito curiosa a história né???
O consumo regular da semente pode ser um grande aliado para nossa saúde, como são isentas de glúten,  é uma ótima aliada aos silíacos.
Uma curiosidade:
Os mexicanos dizem que 1 colher das sementes é suficiente para sustentar uma pessoa por 24 horas. Cuidado se consumir muito a sementinha dos deuses, pode fazer o reverso engordar.  Em média se pode consumir 4 colheres de sopa ao dia. (Também chamam de Sálvia).
  • Energia: 2471 KJ / 595 Kcal;
  • Proteínas: 16g;
  • Carboidratos: 44g;
  • Lípidos: 31g.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s