Dieta: cinco passos pra uma mudança radical e positiva

Sharon Palmer, top nutricionista americana lança no Brasil o livro “Mude Sua Dieta em 52 Passos Simples”. Aqui, dicas exclusivas!

07/03/2016, por REDAÇÃO GLAMOUR

Sharon Palmer é top blogger e nutricionista americana. Já publicou mais de 850 artigos sobre alimentação saudável, abordando assuntos variados, de dietas à base de vegetais até práticas sustentáveis de agricultura e culinária. Com a Glamour, ela compartilha com exclusividade algumas dicas pra iniciar uma mudança radical e positiva na sua dieta – sem inclusão de alimentos de origem animal e com um número maior de legumes, verduras, grãos e cereais. Com vocês:

1. Arrume tempo para um café da manhã bem equilibrado
“Mesmo consumindo a mesma quantidade de calorias durante um dia inteiro, consumir uma porcentagem maior delas pela manhã ajuda a perder peso, se compararmos isso com nos enchermos de comida à noite”, alerta Palmer. A imagem de um café da manhã perfeito combina todos os grupos de vegetais mais importantes – cereais integrais, proteínas vegetais e frutas ou hortaliças inteiras – em uma substanciosa e satisfatória refeição.

2. Belisque direito
Embora ninguém precise beliscar para ter uma saúde melhor, isso pode ajudar a nos sentirmos mais satisfeitos, menos famintos e menos propensos a escolher mal a comida depois. Pra blogger, é importante deixar de lado barrinhas de granola açucaradas, biscoitos, batatinhas fritas e bolachas e inserir leguminosas, oleaginosas, sementes, frutas e vegetais.

3. Coma doces, sim – quando eles valem a pena
O consumo alto de açúcar  e outros adoçantes está relacionado a ganho de peso, problemas metabólicos e maiores riscos de desenvolver problemas cardíacos. O conselho de Palmer é “acertar no doce”. Para ela, a maior parte das refeições deve terminar com uma fruta, cheia de nutrientes. Não é preciso eliminar totalmente os doces, apenas substitua por boas escolhas. Uma opção por exemplo é uma torta de fruta, ou até um cupcake de cenoura. Exemplo de receita: Cupcake de Cenoura com Cobertura de Chocolate.

4. Aprecie bebidas alcoólicas, sobretudo vinho tinto, mas com moderação
O consumo moderado de vinho (uma porção diária para mulheres; duas, para os homens) – e de outras bebidas, como cerveja – oferece benefícios comprovados à saúde, sobretudo à saúde vascular. O álcool, parece proteger o coração, melhorar o colesterol e prevenir a formação de coágulos. “Sirva de uma taça de vinho, saboreando-a com boas comidas, amigos e familiares”, afirma Sharon.

5. Coma folhas verde-escuras todos os dias
Mostarda, couve, espinafre, folhas de beterraba, agrião, entre outras folhas, devem estar presentes no cardápio diário. Esses vegetais são ricos em vitaminas e minerais essenciais, inclusive cálcio – responsáveis peça diminuição de inflamações e oxidações, proporcionando assim, uma boa saúde cardíaca e óssea, além de auxiliar no combate a doenças oculares e ao declínio cognitivo relacionado à idade. Exemplo de receita: Pizza Salada de Rúcula.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s