Tudo o que você precisa saber sobre o cronograma capilar

Por: Marie Claire

A agenda de tratamentos promete deixar os fios saudáveis por mais tempo, repondo a água, proteínas e a oleosidade natural dos fios.

O cronograma capilar repõe os nutrientes do cabelo (Foto: Thinkstock)O Cronograma capilar repõe os nutrientes do cabelo (Foto: Thinkstock)

 

Você pode não ter certeza do que é, mas com certeza já ouviu falar em cronograma capilar. Com a onda da transição dos cabelos alisados para o natural, ele tem um sido um aliado para manter os fios saudáveis e bonitos, ao mesmo tempo que se adapta à nova fase.

“O cronograma capilar nada mais é do que uma agenda de tratamentos: você cria uma rotina de cuidados para recuperar cabelos danificados e manter os fios saudáveis. É uma rotina que visa deixar nossos cabelos saudáveis por mais tempo, repondo tudo que o fio precisa”, explica o hairstylist Thiago Martins.

Por isso todo cronograma capilar depende de uma agenda: a cada lavagem você usa um produto específico que vai repor os componentes que o seu cabelo precisa. Isso porque o uso constante de secadores e chapinhas, a exposição ao sol, banhos quentes e procedimentos químicos como a tintura deixam os fios quebradiços, sem vida e com frizz. São agressões diárias que deixam à mostra os seus efeitos e, de tempos os tempos, o cabelo precisa de um boost de vitaminas e nutrientes para continuar saudável.

Segundo Thiago, como o cabelo é uma ‘célula morta’, formada basicamente por proteínas lipídios e água, ele precisa de cuidado constante e não existe uma restrição quanto ao cronograma capilar: qualquer pessoa pode fazê-lo, já que o seu objetivo é deixar esses fios saudáveis. “Com o passar do tempo e por diversos fatores, eles vão perdendo esses componentes, e como são “células mortas” é preciso que a gente os reponha externamente, já que nosso organismo não os repõe internamente”, diz ele.

COMO FUNCIONA?
Por conta da rotina agitada, o cronograma capilar é o tipo de tratamento que você pode fazer em casa, como um complemento aos tratamentos que faz no salão de beleza. Ele funciona assim: por um mês, você faz 7 hidratações, 4 nutrições e 1 reconstrução nos cabelos. Ou seja, é preciso levar a cabeça 3 vezes na semana para aplicar todas as máscaras direitinho.

“Você precisa intercalar hidratações e nutrições nos dias selecionados e finalizar com uma reconstrução. Se você lavar os cabelos todos os dias, nos dias foras da sua agenda você deve usar apenas o shampoo e o condicionador normalmente. Os dias [do cronograma] podem ser alterados desde que haja pausa de 48 horas entre cada etapa”, explica o hairstylist.

Na hora de lavar os fios é preciso atenção: vale lembrar sempre de não lavar o cabelo com água quente, já que ela danifica muito o cabelo e prestar atenção nas doses: o shampoo deve sempre ser aplicado diretamente no couro cabeludo e diluído em um pouco água antes de ser aplicado. Além disso, tente não passar o produto também no comprimento, deixe que a espuma faça essa higienização na hora de enxaguar.

O QUE POSSO USAR?
Cada fase pede um produto específico. Aqui, não vale a pena usar um mesmo creme de hidratação o tempo inteiro porque o cronograma perde a função, e não é apenas de hidratação que o cabelo precisa. Ele precisa ser nutrido e reconstruído. Um cabelo que é apenas bem hidratado não é, necessariamente, de todo saudável.

Máscara de hidratação: responsável por fazer a reposição hídrica (água) na fibra capilar.
Máscara de nutrição: responsável por fazer a reposição lipídica (da oleosidade) dos fios.
Máscara de reconstrução: responsável por fazer a reposição da proteína do cabelo.

Na fase de nutrição, existem cremes específicos que você pode encontrar na farmácia mais próxima, mas eles também podem ser substituídos por óleos vegetais, como óleo de coco, de argan, de girassol, macadâmia, de semente de uva, linhaça ou oliva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s